A Involução da escola

      Me causa indignação o processo de mediocrização que a escola vêm passando, já não é novidade que muitas pessoas não veem razão na educação formal acreditando ser essa apenas uma mera obrigação social enfadonha e sem proveito para a vida. Na realidade todo aluno já pensou isso em algum momento da vida, a diferença é que nos tempos atuais esse pensamento é mais frequente e popular.
      Para a sorte dos antigos estudantes, a escola nunca considerou o desprezo dos alunos que não viam sentido para conhecimentos não aplicáveis no momento, e com isso a formação estava garantida.
      Mas nos dias de hoje a tendência das mudanças no sentido de "popularizar" a educação tem me preocupado muito, pois existe o risco de se dar o que muitos alunos querem mas não o que eles precisam e existe uma diferença muito grande de uma coisa para outra.
      Essa conversa fiada de que a essa geração não cabe o mesmo modelo de escola é no mínimo hipócrita, pois para minha geração (80/90) a escola era chata e muitas vezes incompatível com o que eu queria naquele momento, mas foi essa escola que me deu a formação e estrutura para enfrentar a concorrência e ter a liberdade de escolher a minha profissão. É nessas horas que agradeço aos meus professores por terem feito o que eu precisava e não o que eu queria.
      Me pergunto porque as escolas federais, militares e particulares (na sua maioria) continuam sem sinal de mudanças do modelo essencialmente conteudista tradicional, será que é porque não querem perder a posição invejável de ter seus alunos sempre nas primeiras colocações nas seleções públicas?
   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário